top of page
scan.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

2021 - Será possível peregrinar a Santiago?

Atualizado: 27 de fev. de 2021

Como será o Caminho de Santiago neste ano?




Recentemente tive uma reunião com hospitaleiros do Caminho de Santiago sobre o que se tem de concreto na expectativa para 2021. Conversa vai e conversa vem, com a vacina chegando… alguns pontos surgiram como em qualquer local que recebe turistas represados ou impulsionados


Turista represado ou impulsionado é quando algum evento cria um grande movimento fora do comum no destino. Por exemplo… copa do mundo é um evento que impulsiona o local destino. Traz muito movimento, dinheiro , hospedagem…. Olimpíadas a mesma coisa… O que estes eventos trazem junto com o movimento? Falta de serviços e profissionais.


E qual é o resultado mais previsto em uma demanda alta e uma oferta que não se alterou? Preços sobem. É muito comum e é talvez um dos pontos que podemos ter atenção e preparação para tal. Nada fora do comum, porém, quando termina a curva do preço dos serviços, o que ocorre é literalmente a falta de serviços.


Não importa o quanto você poderia pagar em um hotel numa copa do mundo se ele está lotado. Não importa mais o dinheiro. O sistema está completo.


Vamos levar isso ao Caminho de Santiago em uma breve análise:


Temos um evento de represamento. Muitos peregrinos queriam ir para o Caminho em 2020 e não foram. A programação não deixa de existir… o que ocorre é que é esperado um numero maior por esta abertura dos viajantes que estavam represados. Como uma represa mesmo… enchendo… expectativas de viagem…. e o peregrino lá… esperando. Ansioso! rsrs.


Talvez você não saiba, mas já é normal e conhecido por exemplo no Caminho Frances , os primeiros 15 dias de maio esgotarem hospedagens meses antes nas localidades de Roncesvalles e Saint Jean Pied de Port. ( se vai nesta data, re-avalie) Isso é normal, mas e agora?S


Vamos então pensar nesta abertura pós vacina. Quantas empresa no Brasil pararam de funcionar na pandemia? Imagina quantas pararam de funcionar na Europa? Imagina que , nós peregrinos vamos chegar e , menos empresas e menos serviços podem estar disponíveis. O que ocorre? A seleção natural do capitalismo. Preço da oferta e da procura.


Albergues tiveram de diminuir numero de camas , se recebiam 30 peregrinos, precisam fazer o mesmos euros para manter o albergue com 10 peregrinos . Isso pode até entrar no eixo muito em breve, mas esta divida do hospitaleiro ficou na conta dele. É preciso organizar as contas. É normal valores subirem algo…. mas o mais importante… serão os peregrinos represados de 2020 somandos aos de 2021. Por isso talvez a estratégia do Papa Francisco de estender o Ano Santo. Diluir o movimento.


Vamos tratar deste assunto durante estes meses, se conhece alguém que está planejando peregrinar este ano , compartilhe este texto. Vamos trazer os dados factuais sobre este comportamento dos Caminhos… e juntos fazermos e trazermos soluções para os Brasileiros.


Um 2021 de muita luz a todos!

Guilherme e Carol

803 visualizações2 comentários

2 Comments


Unknown member
Jan 11, 2021

Estou programando para ir em Junho/2021, passagens adquiridas e questões relacionadas ao trabalho já adiantadas. Essa notícia me assusta um pouco, pois tudo o que esperamos é que o Caminho seja tranquilo para que a expectativa seja alcançada, e com tanta turbulência, tantos empasses como esses citados no post, me deixa realmente pensando se vale ainda a pena insistir na viagem em junho ou quem sabe adiar mais uma vez, quem sabe para 2023, se é que as coisas até lá tenham a tendência de melhorar. A programação que fazemos é aquela padrão, de alguém que faz economia, parcela a passagem, compra os itens necessários aos poucos e parcelados também, treinos seguidos, no entanto a subida dos preços e a…

Like

Cláudia Barbeito
Cláudia Barbeito
Jan 11, 2021

Muito bom esse post. Vai fazer com que eu reavalie a época da minha ida.


Like
bottom of page