• associacao santiago

2021 - Será possível peregrinar a Santiago?

Atualizado: Fev 28

Como será o Caminho de Santiago neste ano?


Peregrinos e Peregrinas! Iniciamos os grupos de palestra e treinamento 100% gratuito. O link está disponivel para inscrição clicando aqui!


Recentemente tive uma reunião com hospitaleiros do Caminho de Santiago sobre o que se tem de concreto na expectativa para 2021. Conversa vai e conversa vem, com a vacina chegando… alguns pontos surgiram como em qualquer local que recebe turistas represados ou impulsionados


Turista represado ou impulsionado é quando algum evento cria um grande movimento fora do comum no destino. Por exemplo… copa do mundo é um evento que impulsiona o local destino. Traz muito movimento, dinheiro , hospedagem…. Olimpíadas a mesma coisa… O que estes eventos trazem junto com o movimento? Falta de serviços e profissionais.

E qual é o resultado mais previsto em uma demanda alta e uma oferta que não se alterou? Preços sobem. É muito comum e é talvez um dos pontos que podemos ter atenção e preparação para tal. Nada fora do comum, porém, quando termina a curva do preço dos serviços, o que ocorre é literalmente a falta de serviços.

Não importa o quanto você poderia pagar em um hotel numa copa do mundo se ele está lotado. Não importa mais o dinheiro. O sistema está completo.

Vamos levar isso ao Caminho de Santiago em uma breve análise:

Temos um evento de represamento. Muitos peregrinos queriam ir para o Caminho em 2020 e não foram. A programação não deixa de existir… o que ocorre é que é esperado um numero maior por esta abertura dos viajantes que estavam represados. Como uma represa mesmo… enchendo… expectativas de viagem…. e o peregrino lá… esperando. Ansioso! rsrs.

Talvez você não saiba, mas já é normal e conhecido por exemplo no Caminho Frances , os primeiros 15 dias de maio esgotarem hospedagens meses antes nas localidades de Roncesvalles e Saint Jean Pied de Port. ( se vai nesta data, re-avalie) Isso é normal, mas e agora?S

Vamos então pensar nesta abertura pós vacina. Quantas empresa no Brasil pararam de funcionar na pandemia? Imagina quantas pararam de funcionar na Europa? Imagina que , nós peregrinos vamos chegar e , menos empresas e menos serviços podem estar disponíveis. O que ocorre? A seleção natural do capitalismo. Preço da oferta e da procura.

Albergues tiveram de diminuir numero de camas , se recebiam 30 peregrinos, precisam fazer o mesmos euros para manter o albergue com 10 peregrinos . Isso pode até entrar no eixo muito em breve, mas esta divida do hospitaleiro ficou na conta dele. É preciso organizar as contas. É normal valores subirem algo…. mas o mais importante… serão os peregrinos represados de 2020 somandos aos de 2021. Por isso talvez a estratégia do Papa Francisco de estender o Ano Santo. Diluir o movimento.

Vamos tratar deste assunto durante estes meses, se conhece alguém que está planejando peregrinar este ano , compartilhe este texto. Vamos trazer os dados factuais sobre este comportamento dos Caminhos… e juntos fazermos e trazermos soluções para os Brasileiros.

Um 2021 de muita luz a todos!

Guilherme e Carol

788 visualizações2 comentários