top of page
scan.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

Como é a primavera no Caminho. Dicas e cuidados.

Se você está se programando, sempre vem esta dúvida...





A resposta é que isso varia com o que você busca. As épocas são diferentes, com suas belezas e cuidados. Algumas podem ter algum perigo maior sim. Vamos tratar da primavera!


Lembramos que falamos aqui das estações na EUROPA. Alguns peregrinos confundem isso e acabam escolhendo a data errada por isso.


Primavera: de março a junho


A escolha da primavera é sempre certeira. Já foi unânime. Em março, pelo dia 20 oficialmente a estação entra. Ainda traz o frio do inverno. Não é incomum pegar alguma neve nos picos.


Os Pirineus fecham no inverno, então consulte se é sua ideia passar por lá, reabre na primavera mas isso depende do clima local. Não quer dizer que não possam fechar por segurança de novo. Se neva, pode fechar. Isso não é totalmente previsível, mas você tem rota alternativa lindíssima.


Os europeus amam a primavera, depois dos meses de inverno, saem das tocas e invadem o Caminho. Aí entra um pequeno problema... é visto sempre em maio uma avalanche de peregrinos. Assim, reserva de albergues, cuidado com passagens de trem devem ser tomados.




O frio é mais intenso em março e vai esquentando até junho... inclusive nos últimos 100km, quanto mais próximo de junho, mais gente . Tenha cuidado dobrado para chegar em Santiago a partir de maio. Tenha reservas. Este ano tivemos perto de 700 a 800 peregrinos por dia chegando. RESERVE HOSPEDAGEM COM ANTECEDÊNCIA



Outro cuidado é com o polem. Na primavera você já sabe, estação das flores. E do polem. Ele pode causar alergia. Nada demais, porém , leve em conta que não está acostumado, e se a europa venda mais anti-alérgicos nesta época para eles mesmos, imagina quem não está acostumado. Em geral, é mais uma coriza, mas para evitar ficar mais forte, monitore isso e tenha um anti-alérgico .


Você tem mais dia. Sim, os dias são mais longos, e vão aumentando. Depois de entrar mais na primavera, você acaba indo dormir sem ver a noite. Chega a ter luz até 21h para mais. Isso da mais tranquilidade para poder fazer as etapas, podendo sair mais tarde, parar mais...





Atenção com água. No começo da primavera tem o frio, o que esconde a sede. Mais próximo ao verão , tem a sede mas a temperatura acaba sendo um vilão para a desidratação. Apesar de ser tudo isso chover no molhado, ainda tem peregrino desidratado nos dias quentes!


Dica adicional : Reserve hospedagem Saint Jean, Roncesvalles e Zubiri, as primeiras etapas. Os meses costumam ser mais frequentados, depois os peregrinos se espalham mais e as ofertas de albergue também aumentam.








358 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page