top of page
credencialvieira.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

Mais um ano Compostelano? Mais um JACOBEO? O ano mais emblemático de nossa geração.

Estão surgindo dúvidas com nossos leitores e membros do site, sobre o Ano Santo , ou o Jacobeo. Bom , vamos lá.


Primeiro, o que é o tal Ano Santo? O dia de Santiago Apóstolo é comemorado 25 de julho. No ano que cai em um domingo, é considerado um ano diferenciado. Historicamente, recebiam mais graças os peregrinos que iam a Santiago de Compostela neste ano. A cidade fica mias festiva, o dia 25 é um dia comemorado com fogos, é uma festa bonita de se estar, apesar de ficar bem concorrido no fim de semana do dia 25 se hospedar na cidade.



Bem, estamos passando, ou terminando, assim esperamos, por uma pandemia mundial, da COVID-19. Marcou nossa geração como nunca poderíamos imaginar. O ano de 2021 é o ano correto . Já está no fim.E com os decretos de fechamento de fronteiras, recolhimento em casa, impedimento do comércio, praticamente foi um ano sem a força e os motivos do 25 de Julho.


O Papa Francisco, então, decretou que o ano de 2022 é Jacobeo também . É a primeira vez na história que isso ocorre, e assim, tornou-se uma data muito especial aos peregrinos. Tanto pelo reconhecimento da importância do culto ao apóstolo, quanto pelo cuidado que o Vaticano teve de lembrar-se dos peregrinos que se preparam e fazem questão de ir a pé a Santiago de Compostela.




Assim, foi criada também, a credencial comemorativa do Ano Santo. Ela vem impressa ainda como 2021. É um documento para se guardar para sempre. Está cada vez mais raro. No site aqui conseguimos receber alguns e estamos remetendo a partir de janeiro, numa pré-reserva. Todas as credenciais valem, nenhuma tem validade determinada. Mas como tem pessoas colecionando esta credencial por ser especial, o que vemos é que ela se esgota rapidamente onde chega.


O ano de 2022 será um ano de renovação , de esperança, de repensar como fazemos as coisas e de peregrinar a Santiago. Está se preparando para peregrinar?

925 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page