Associação Internacional dos Amigos e Peregrinos dos Caminhos de Santiago - Brasil
Voluntários e colaboradores da Asociación Cultural Jacobea Paso a Paso, Viloria de Rioja, Burgos , Espanha
Buscar
associacao santiago
3 de abr. de 2023
2 min de leitura
PIRINEUS COMEÇAM ABRIL BAIXO DE NEVE!
Como sempre falamos:
Não há regra , o clima é o senhor dos Pirineus!
Mesmo que em tese 1 de abril seja a tal abertura da rota napoleônica pelos Pirineus, vale sempre a realidade. Assim, leve em conta que seu Caminho é sempre uma aventura que deve ser segura.
Acácio informou nos grupos que está pela região com carro de apoio para eventuais auxílios, o que mostra mais uma vez a dedicação deste nosso anjo da guarda no Caminho.
É o que alertamos, vá com expectativas boas, mas sempre saiba que o Caminho é uma jornada a um desconhecido, e ainda que seguro quando preparado com técnica correta, sempre o Caminho será diferente a cada ano, a cada mês e a cada peregrino(a).
A Agência Meteorológica do Estado (AEMET) ativou o aviso amarelo (risco) para este fim de semana devido à queda de neve nos Pirinéus de Navarra, onde podem acumular-se até 5 centímetros de neve em 24 horas.
O nível de neve cairá para 1.000-1.100 metros, embora se esperem espessuras de 5 centímetros a 1.200 metros e, acima dessa altitude, serão “espessuras importantes”. O edital estará ativo a partir das 15h deste sábado e se estenderá durante todo o dia de domingo.
Por sua vez, a encosta cantábrica estará em aviso amarelo devido à chuva a partir das 12h00 deste sábado e até às 14h59 de domingo. Prevê-se uma precipitação acumulada de 40 litros por metro quadrado em 12 horas.
A AEMET prevê para este sábado céu nublado ou coberto tendendo a intervalos no sul da Ribera no final. Chuva fraca e aguaceiros dispersos que se intensificarão na segunda metade do dia no terço norte, provavelmente persistentes na vertente cantábrica, e menos prováveis na parte mais a sul; uma tempestade no norte não está descartada no final. Nível de neve em torno de 1500 metros até 1000 metros. Temperaturas decrescentes generalizadas, localmente notáveis nas máximas do terço norte e mínimas que ocorrerão no final do dia. Vento fraco de noroeste aumentando durante as horas centrais. Rajadas muito fortes em zonas altas do noroeste da Comunidade.
O vento no alto dos Pirineus já é forte então imaginem com essas nevascas. Preparem-se para a sensação térmica bem abaixo da temperatura real.