top of page
scan.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

Se puder, evite esta data se for ao Caminho Francês.

Tradicionalmente, as associações do mundo todo indicam o início do Caminho Francês na primeira quinzena de maio. O que ocorre na maioria dos dias , e quase todos os anos? Lotação nas primeiras cidades do Caminho. Stress, canseira.Até o humor pode ir embora.


É uma avalanche de europeus saindo para curtir os primeiros verdes de flores depois do inverno. E eles realmente se empolgam! Deve ser como alguns de nós brasileiros quando começa o verão e vamos descer para a praia!


Se é sua opção, veja abaixo o quadro de dicas. Se você pode mudar a data do seu início, é uma boa pedida também. Claro que isso não torna o Caminho impossível. Nada disso. É somente uma data para ter cuidado.


Como acompanhamos muitos peregrinos nos últimos anos, com informações, alertas, recebendo o feedback de nossos treinamentos online , realmente já vimos dezenas de relatos de peregrinos desavisados sem se preocupar com o fluxo maior desta data, tendo problemas de hospedagem, tendo de recorrer a taxi para dormir em cidades vizinhas. Veja, as cidades no Caminho em grande parte são pequenas. Assim, as primeiras cidades com o fluxo grande, acabam sentindo mais este peso.


A parte boa é que isso se dissipa em alguns dias. Se precisa ir, siga os conselhos de reserva antecipada de pernoite e transportes nestas datas. E bom Caminho!










1.104 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Unknown member
Jan 25, 2022

Olá! Muito obrigada pela dica! Uma dúvida: começar o caminho desde SJPP depois de 15 de maio não faz com que já esteja muito quente no fim do trajeto?

Like

Unknown member
Jan 23, 2022

Eu fiz uma viagem de trem, desde Bilbao(linda de conhecer), até San Juan, passando por várias cidades como San Sebastian, Biarritz, ...Bayona.

Like
bottom of page