Albergues de peregrinos se preparam para abrir

Estas medidas a hospitaleiros nos indicam como esta sendo esta previsão de re-abertura. Tem se falado sobre a re-organização de camas. O que já esta sendo previsto é um aumento de valores, pois menos peregrinos dormirão pelo distanciamento de camas. A melhor parte é saber que já podemos começar a preparar nossos Caminhos!!! 

Aproximadamente três de cada quatro albergues de peregrinos serão abertos nos próximos dias: 15 de junho, 22 de junho ou 1º de julho. Com as instalações adaptadas aos novos regulamentos e recomendações sanitárias, o número de locais diminuiu e, em alguns casos, as taxas aumentaram moderadamente. A maioria dos albergues, públicos ou privados, trabalhará com reserva prévia para maior controle de capacidade.

Com a primeira onda da epidemia praticamente extinta, duas datas são fundamentais para o retorno a uma certa normalidade: 22 de junho, o primeiro dia após o decrescimento, quando serão levantadas as restrições à mobilidade interprovincial - a menos que algumas  Comunidades Autônomas decidam o contrário - e em 1º de julho, com a abertura de fronteiras e a entrada de turistas de alguns países em "condições seguras". CLaro, Brasil vamos esperar um pouco mais para sermos bem vindos. 

Devido à capacidade limitada, esse novo caminho exigirá mais planejamento e responsabilidade por parte dos peregrinos para evitar situações de colapso, principalmente em cidades pequenas: a reserva será recomendada, mesmo que seja no mesmo dia de manhã. O mesmo pode ser dito sobre a responsabilidade de cumprir os regulamentos de acomodação, gostem ou não, facilitando o trabalho dos hospitaleiros

Algumas associações que gerenciam abrigos decidiram abrir a seguir, enquanto outras não o farão até o próximo ano. O mesmo vale para os abrigos municipais, embora neste caso existam muitos que "ainda não tomaram uma decisão esperando para ver como a situação evolui".

Pouco se sabe sobre os 72 albergues da Xunta de Galicia; Foi aprovado um investimento de 7 milhões de euros para adaptá-los à nova realidade da saúde, e há especulações sobre a criação de algo semelhante a um "centro de reservas". A intenção, segundo fontes bem informadas, é abrir em breve, mas ainda não datada. As administrações públicas têm grandes qualidades, mas a velocidade não é uma delas.

Em Portugal, onde a pandemia atingiu menos (5 vezes menos mortes por milhão de habitantes do que na Espanha), existem muitos abrigos que já estão abertos há várias semanas e muitos outros aguardam a abertura dos peregrinos. Eles nos dizem que estão à custa do que acontece na Espanha e, nesse sentido, podem fazer pouco. É o caso de grupos de peregrinos alemães que organizaram o Caminho Português em junho ... até a fronteira.

Como será o Caminho de Santiago este ano? É impossível saber, pois não há precedentes para uma situação remotamente semelhante. Como o físico dinamarquês Niels Bohr disse: "Fazer previsões é muito difícil, especialmente quando se trata do futuro".

Mesmo assim, há aspectos claramente claros: este ano, o lazer estará próximo e, portanto, o Caminho de Santiago será uma opção a considerar para os espanhóis fisicamente ativos. O medo do contágio fará com que uma parte deles prefira ficar em casa assistindo à série da Netflix; Se for um percentual alto ou baixo, só o saberemos nos próximos meses. Outro aspecto importante é o econômico, com uma crise que afetou seriamente alguns setores e, sobretudo, as contas públicas; Apesar da campanha publicitária em que eles nos garantem que "saímos mais fortes" (?), A perspectiva geral é que tempos muito ruins estão chegando.

Mas logo haverá novamente peregrinos felizes e despreocupados caminhando em direção ao túmulo distante de um apóstolo, vivendo em primeira pessoa uma das experiências mais fascinantes e autênticas que existem no planeta Terra. E estas são boas notícias. Bom caminho.

Lembramos que são adequações pedidas aos albergues , hoteis e restaurantes.... e também que provavelmente são momentâneas. Como disse, é o processo de re-abertura, para a vida começar a voltar ao normal. 

Um abraço peregrino e dias melhores já estão chegando!! 

Guilherme 

Whatsap 11-96066 3308

©2019 por Loja dos Amigos do Caminho de Santiago!. Orgulhosamente criado com Wix.com