top of page
scan.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

105.820 COMPOSTELAS EMITIDAS ATE AGORA PELA OFICINA DA CATEDRAL DE SANTIAGO! E BRASILEIROS?

As coisas andam aquecidas nos Caminhos de Santiago! Este ano de 2023 até o momento temos um acréscimo de 30% no volume de peregrinos em relação a 2022, que foi um ano compostelano.





Tradicionalmente sempre esperamos uma queda em relação ao ano comemorativo, mas este as coisas ainda seguem bem movimentadas.


Interessantemente , nós brasileiros até agora fomos menos que ano passado. 901 conterrâneos pediram as compostelas.

43% a menos que o mesmo período de 2022 . Praticamente metade mulheres e metade homens.


17 brasileiros abaixo de 18 anos

325 brasileiros de 18 a 46 anos

457 brasileiros de 46 a 65 anos

96 brasileiros acima de 65 anos


A emissão da compostela é oficialmente o número de peregrinos que chegam á cidade, a pé, em bicicleta ou a cavalo. Mas existe ainda um número que faz partes do Caminho e estes não temos o número exato.


A compostela é emitida com condições. Últimos 100 km a pé a Santiago, ou 200 em bicicleta ou a cavalo. É pedido 2 carimbos por dia nestes últimos 100 km.


Literalmente os últimos kms como escrito acima são condicionantes para receber a compostela. A compostela é emitida e a credencial não fica retida, uma dúvida comum dos peregrinos. Ela é um dos mais lindos documentos. Abrir com os amigos ou familiares e relembrar os dias de caminhada com cada selo datado é realmente voltar aos dias de caminho.




Este movimento todo nos leva a termos cuidados adicionais com datas . Existem datas críticas sim. Mas existem também datas de muita tranquilidade Sempre falamos sobre a atenção nos meses de maio e setembro, se estiver se programando, antes de maio e depois de setembro podem ser épocas mais tranquila. Se viu nosso vídeo do 1 de maio sabe do que estamos falando...








587 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page