A pandemia nos tirou do Caminho em 2020 e de 2021... mas como pode ler aqui, 2022 é a grande e segura escolha para viajar. Já pensou nisso? Ainda bem que esperamos até 2022!!! Agora vamos nos preparar para ir???
A retomada promovida do Caminho de Santiago está funcionando e fica evidente na chegada dos peregrinos. O problema é que, com as restrições atuais, a rede de albergues não consegue absorver uma demanda que explodiu nas últimas semanas. A falta de locais de acomodação obriga os caminhantes a dormir no chão ou a depender da hospitalidade dos vizinhos.
Acreditamos que em 2022 as estruturas estão já normalizadas. Porém , cautela é sempre bom. Dois problemas se conjugam: a redução da capacidade para 30% e que alguns abrigos não sobreviveram à contenção da pandemia e ainda estão fechados. Os responsáveis por estes alojamentos pediram à Xunta que a capacidade fosse elevada, pelo menos, para 50%. O presidente da Associação Galega de Albergues Privados (Agalber), Miguel Ángel Rodríguez, descreve a situação como um "caos" e garante que já avisaram que isso poderia acontecer.
Caminhando na direção contrária este projeto conscientiza os peregrinos sobre o abandono de lixo no Caminho. / ECOEMBES (EUROPA PRESS)
Que situação dramática! Será que em 2022 estará assim?