top of page
scan.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

O importante sobre o calçado que você deveria saber!

Atualizado: 3 de out. de 2022

Bota ou tênis... a pergunta que não se cala nunca! 




A dúvida é talvez uma das 5+ nas conversas sobre o Caminho.





Qual o melhor calçado para fazer o Caminho de Santiago. Para mim é tênis de meio cano, para o Paulo é a bota, para a Carolina pode ser a papete... calçados vão além do gosto pessoal.

Depende da estrutura dos seus pés.  Atenção ao comprar seus calçados , pois eles podem fazer da sua viagem um inferno ou um céu. Não caia em papo de vendedor que ela lasceia... que pega a forma dos seus pés...





BOTA E TENIS NÃO LACEIAM ... ou o FAZEM MUITO POUCO. CUIDADO COM O PAPO DE VENDEDOR!

 

Amaciar o calçado é mais sobre ver como seu corpo lida com ele do que fazer ele se adaptar ao seu corpo.


É como um casamento! 


Imagina se não está dando certo no começo? Seus pés tem de se apaixonar pelo calçado, e ainda assim alguma briga sai no Caminho. Se começar brigado, a coisa ferve lá. Amaciar o calçado tem por função criar seus calos , acostumar seu pé, e dar uma amaciada no couro dela, deixar mais "usada"... mas não se engane... calçado que começa ruim tende a ficar pior.




Você não está caminhando em solo LUNAR ! Vá com calma.



Sinto dizer aos entusiastas das botas pesadas de montanhismo... mas não são muito necessárias no Caminho de Santiago. As trilhas são batidas, claro que tem de ter cuidado em alguns lugares, mas você vai ver muita gente andando de tênis esportivo e de papetes... eu já vi até uma pessoa fazendo descalço o Caminho . INTEIRO.  Você tem de buscar o conforto. O Caminho de Santiago, costumo dizer que é uma corrida de fundos. Grande, lenta... o calçado tem de ser confortável.





A tampa da panela


Achando bonito ou não, saiba que seus pés vão gostar mais de um ou de outro tipo de calçado. Pessoas com o peito do pé alto costumam ter problemas com botas. Pessoas que torcem facil os pés já não podem muito com tênis por exemplo. Daí o conforto do seu pé ser o ponto inicial . E amaciar ela vai te dar a resposta final...  "sua pisada está confortavel ?"  E voce so diz isso depois de 10, 20 km andados de uma só vez... e em outros dias. É o tal treinamento. Além de te colocar mais em forma amacia a bota. Não hesite em trocar o calçado se o que comprou não funcionar para você. Nada de bota ou tênis muito justo ou apertado nos dedos da frente. Melhor maior do que menor!!!!

Pesquise sem pressa


Visite lojas de esportes e montanhismo, busque em sites, revistas especializadas para saber as marcas de confiança no mercado. Estabeleça um mínimo de segurança no calçado. Marcas desconhecidas podem trazer surpresas desagradáveis.  Botas e calçados bons, em promoção partem de R$350,00 para cima.  Absolutamente consideramos desnecessária a compra de botas de R$ 900,00 e acima. Porém vai do gosto e bolso de cada um. Em geral as botas vão se comportar de forma muito parecida e como escrevemos acima, seus pés é que mandam. Eles não vão saber quanto custou a bota e se uma super ultimo modelo mais cara da loja der uma tendinite, paciência , perdeu seu dinheiro.


A primeira coisa que um bom calçado te protege é da torção e das tendinites.


Durante o percurso, podem ocorrer também torções, que afetam as articulações, por vezes forçadas por uma alongamento excessiva ou inclusivamente por ruptura dos ligamentos. A mais comum é a torção do tornozelo, geralmente provocada por um apoio incorreto do pé no chão. Andar por terrenos irregulares ou pedregosos pode favorecer este tipo de lesões, sobretudo se forem inclinados.

Para minimizar o risco de lesão do tendão de Aquiles, na preparação para o Caminho não se deverá esquecer a realização de exercícios de alongamento, aumentando sempre a intensidade pouco a pouco Novamente, é importante evitar o excesso de peso, dado que uma sobrecarga pode provocar a ruptura do ligamento, o que significaria um agravamento da lesão. O tipo de calçado também é fundamental para evitar este tipo de percalços; assim, será preferível utilizar botas que segurem o tornozelo, sem exercer uma pressão excessiva.

Vale lembrar que romper um ligamento não é uma coisa que ocorre facilmente... pense em não ter tendinites que você já está com 90% da solução !













986 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page