top of page
scan.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

Caminhos de 10 a 35 dias. Dá pra encaixar no seu tempo de férias e vivenciar tudo isso!

Sempre digo que não tem meio Caminho, tudo é inteiro. Aqui coloquei uma forma de você poder escolher com mais informação e também com o tempo que tem para isso. Inclusive dinheiro!!


Lembro que de pé na trilha, leve em conta a média de 40 EUROS por dia.



Incluo aqui o limite mínimo entre aeroportos de chegada na Europa. No limite mesmo, você tem nesta tabela 1ou 2 dias em Santiago a mais, e 1 dia para cada deslocamento de chegada e saída do aeroporto . Então, num limite humano porém meio corrido, 4 dias são de não caminhar. Mas ir, vir, missa em Santiago curtir visitar a cidade...


10 dias! Os últimos 100km para ter sua compostela ! :)


Caminho Francês: Comece em Sarria ! São os 100Km mais frequentados do Caminho Francês. 6 dias são suficientes para completar. 20 Km por dia de média nesta conta. Sarria está a 115 km de Santiago


Caminho Português: Comece em Tui , pode ser considerado 6 dias de Caminho numa média de 20 Km por dia. Tui está a 120 Km de Santiago.


15 dias ...


Caminho Francês desde Astorga . É uma cidade linda! E você vai passar pela Cruz de Ferro, pelo Cebreiro... A Galícia é realmente linda em qualquer época. 260 km diluídos em algo como 10 ou 11 dias de Caminho. Muitos dizem ser o trajeto mais lindo de todos. E sempre impressiona mesmo quem já foi mais de uma vez.


Caminho Português desde o Porto , pelo Caminho Central. A rota tradicional do Caminho Português é esta. Está bem marcada a partir do Porto . São praticamente 240 km. 10 ou 11 dias de Caminho.


Caminho Português da Costa desde o Porto são 258 km, 11 dias em média. O Caminho da Costa tem um nome bonito, mas é uma variação mais recente. Tem encantado os peregrinos e muitos estão buscando este trajeto.



20 dias ...


Não aconselho a sair de Lisboa em um Caminho Português. Ainda falta alguma estrutura e até mais descobertas históricas para acalentar o coração do peregrino. Assim... Bora de Caminho Francês.


Caminho Francês desde Leon : 310 Km a Santiago.

León é servida por trens e ônibus. Pensa numa cidade bonita. Linda. A catedral com os maiores vitrais da Europa. Sair de León é pegar o fim das mesetas. E começar o Caminho em uma paisagem que é linda em qualquer época do ano.


30 dias ou mais...


Se tem nas mãos o luxo do tempo, considere então pesquisar para sair de Roncesvalles, na Espanha ou de Saint Jean Pied de Port, cruzando os Pirineus. Temos vídeos sobre estas etapas e quando fazer e não fazer. O clima interfere muito nestes trajetos.


Economizar dias saindo de Pamplona pode até parecer algo válido, mas de trilha mesmo, são 2 ou 3 dias de ganho de tempo. Estes são o que não gosto de falar... os tais Caminhos inteiros. Como se isso existisse..rs. Na idade média o peregrino saia de casa e ia a Santiago. Ele nao ia mais longe para um tal Caminho inteiro. Isso é obra da modernidade.


E outra... o peregrino é quem faz o Caminho. Quem cria os dias. Existem caminhos de 6 dias mais intensos do que de 30. Isso nao tem uma medida. Esteja bem com sua escolha e curta cada momento.


2.144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page