top of page
scan.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

Como decidir sobre passagens para o Caminho Frances?



Esta é sempre uma dúvida recorrente. E sim, é muito bom analisar custos e tempo nesta hora. O Caminho Francês começa e termina nas 2 extremidades longitudinais da Espanha. Ou seja, leste a este. Vamos colocar 3 pontos para você pensar sobre isso , e poder decidir com informações boas e corretas.


Para quem vai a Roncesvalles ou Saint Jean, a saída é sempre de PAMPLONA. Via Taxi ou ônibus. É simples e peregrino é o que mais tem neste trajeto . Não existem trens de Madrid a Saint Jean ou Roncesvalles. Sua meta é chegar a Pamplona , e de lá pegar um taxi com o Juan ( super indicado e pode dividir com mais gente ) ou um ônibus pela Montañesa .


Situação 1 = você vai a Madrid com vôo ida e volta.


Para quem quer ficar alguns dias em Madrid, ter a experiência de ir a Pamplona de trem, vivenciar a experiência local. Você tendo Madrid como ponto central, está praticamente com ela no meio das extremidades de sua viagem. Nesta opção, a melhor coisa é usar trem para chegar e sair de Madrid. Considere que tem o tempo de traslado. E é bom comprar as passagens de trem antecipadamente. E pensar bem sobre o tempo que chega no aeroporto, se vai pernoitar em Madrid , se vai ficar alguns dias. Evite chegar de avião e já ter o trem a Pamplona com horário muito justo. Vôos podem atrasar. Trem na Espanha não atrasa! TREM , AMBOS OS TRAJETOS , DE 30 a 50 EUROS.

COTAÇÃO DO TREM : https://www.renfe.com/


Situação 2 = Vôo a Pamplona e retorno por Santiago de Compostela


Chegar e sair da Espanha desta forma pode ser uma economia de tempo e evita aventuras terrestres se você quiser ser mais prático. Você compra o que é chamado de Vôo Múltiplas cidades. Chega direto em Pamplona ( os vôos tem paradas , não há vôo direto a Pamplona desde o Brasil) Um inconveniente é , se despachar bagagem, torcer para que ela chegue junto com você. E na volta, seu vôo já sai de Santiago, porém também não é direto ao Brasil. Consulte com cuidado os tempos de vôo para não fazer aniversário em um vôo com parada de espera de 15 ou 20 horas.




Situação 3 = Vôo a Pamplona e retorno pela cidade do Porto - Portugal


A mesma coisa : Múltiplas cidades. Chega direto em Pamplona. De lá, para Saint Jean ou Roncesvalles. Na volta, você desce de trem ou ônibus ao Porto. A vantagem é passar pelo Porto, turistar um pouco . DICA : tenha cuidado com horário de trem , pois usualmente existe uma baldeação no meio do caminho de ida ao Porto com o tempo bem justo.


Este assunto abre um leque para você, percebe? Agora com uma calculadora pode comparar o que vale mais a pena em dias, e financeiramente. Se quer visitar alguns museus em Madrid, se quer curtir um vinho do porto... Lembre-se que O Caminho Francês pode ser feito de muitas cidades. Basta saber as etapas e calcular quantos dias tem.



1.009 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page