top of page
credencialvieira.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

Ir sozinha para o Caminho de Santiago. E conheça o movimento "No Caminas Sola"

Atualizado: 17 de jul. de 2023

Oi, aqui é a Carol ! É comigo que vocês conversam quando entram em contato conosco! Hoje vim contar um pouco sobre nós mulheres no Caminho de Santiago...





Os Caminhos de Santiago são rotas bastante seguras, mas isso não significa que nada de ruim possa acontecer. Coisas que poderiam acontecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Tomar alguns cuidados básicos de segurança é fundamental, especialmente para nós mulheres, pois vivemos em um mundo machista e isso não é segredo para ninguém.


Se está estudando as rotas e etapas, conheça este guia, é o mais completo já publicado no mundo. Edição espanhola.





Desde 2018 as mulheres representam mais da metade dos peregrinos que chegam a Santiago de Compostela. Além disso, a Espanha está entre os 25 países mais seguros do mundo e é o 9º com menor taxa de homicídios. Saiba também que dificilmente você estará sozinha, a não ser que queira rs! No contato com outros peregrinos e peregrinas você vai

tecendo uma rede de amizade e proteção. Troque sempre mensagens pelo whatsapp com essa sua nova rede de amiguxs. A igualdade, o respeito e a solidariedade entre todos é o que nos une, sendo uma grande exceção qualquer tipo de violência no Caminho de Santiago.




De qualquer modo me parece importante que nós mulheres estejamos preparadas para enfrentar nossos medos e para nos reconhecermos como seres capazes de lidar com situações adversas. Certamente esta é uma experiência que fortalece a todas! A experiência de viver o Caminho é só sua! Esteja atenta aos seus limites e as suas manias, permita-se soltar-se e entregar-se nos braços do caminhar sem julgar.


Deixe ir o que precisar ir, sejam roupas, apegos a pertences ou as lágrimas. Deixe vir o que está chegando, receba seus novos

pensamentos, novo olhar sobre sí mesma, ou novas vontades. Mesmo com um pouquinho de estranheza é importante se abrir para ser uma nova você!






Nunca desacredite do seu instinto, você não é paranóica, seu corpo pode captar vibrações ruins e se algo dentro de você disser que não está certo, confie nisso! Seja sobre uma pessoa ou uma situação, intuição não mente. Fique em paz sobre mudar de opinião sem dar explicações.





Comemore cada dia com a mesma alegria e gratidão. Vibre com o nascer do sol, derreta-se com uma chuva, apaixone-se com a lua e desfrute de cada passo do Caminho!

Se você leu esse texto até aqui e algo tocou seu coração, ou

simplesmente se sentiu aconchegada e mais tranquila, então tome seus devidos cuidados como já dito e – provavelmente – a única coisa que acontecerá com você no Caminho de Santiago é ter uma vivência


inesquecível!

¡Buen Camino, peregrinas!


Movimento “No caminas sola”


Em 2021 Unidades contra a Violência de Gênero das delegações do governo em La Rioja, Navarra, Aragón, Castilla y Leão e Galícia – Comunidades Autônomas que integram o Caminho de Santiago Francês – deram início a uma campanha para reforçar a segurança das mulheres que percorrem sozinhas o Caminho de Santiago, de modo a evitar qualquer tipo de agressão, abuso ou ameaça.


Em diferentes locais do Caminho de Santiago podemos encontrar cartazes informativos que foram distribuídos pela Guardia Civil e pela Polícia Nacional com a mensagem “Não caminas sola”. Texto abaixo da foto





O material inclui um QR-Code que conecta diretamente aos

telefones mais próximos dos recursos especializados em atenção às mulheres, onde elas serão atendidas em caso de necessidade.


- Se você sofrer um roubo, qualquer outro incidente ou estiver em perigo iminente, denuncie imediatamente à polícia por meio do número 062. A Guardia Civil irá atendê-la, 24 horas por dia, 365 dias por ano.


- O número 112 é uma linha direta e imediata para qualquer tipo de atendimento de emergência na Espanha, desde problemas de saúde, incêndios e resgates até segurança cidadã.


- Outros telefones úteis contra a violência de gênero: 091 Policia Nacional e 016 Atención Víctimas de Violencia de Género.




1.672 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page