top of page
scan.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

O Botafumeiro. Há 500 anos o maior turíbulo do mundo!

Atualizado: 13 de mai. de 2022



Incensário é um recipiente ou vaso de metal, no qual é queimado o incenso em honra de Deus ou dos santos. Antes do cristianismo, o incensário era usado, além de outras funções religiosas pagãs, para acender os círios que abriam o cortejo do imperador romano. Os papas adotaram esse costume e levaram o incensário para o redor do altar. O uso do recipiente nas igrejas cristãs remonta ao século IV, mas é no século IX que surgem as incensações do altar e do clero. O incensário utilizado hoje na liturgia católica se chama turíbulo e suas dimensões normais ficam em torno de 20cm de altura. Seu peso é leve o suficiente para que até crianças possam usá-lo quando atuam como coroinhas em cerimônias litúrgicas, como é o caso da Bênção Eucarística, durante a qual é incensado o Santíssimo Sacramento. No entanto, existe um turíbulo muito peculiar na catedral de Santiago de Compostela, na Espanha: ele tem 1m50 de altura e pesa nada menos que 53 quilos. É elevado a 20 metros de altura e, quando manejado mediante cordas para espargir o incenso pela catedral, pode chegar à impressionante velocidade de 70km/h!


Esse enorme turíbulo é conhecido pelo apelido de “Botafumeiro“, que, na língua galega, significa algo como “espargidor de fumaça”. O original foi construído em 1554 e roubado pelas tropas francesas em 1809. O atual foi fabricado 1851.

O Botafumeiro já foi usado em todas as missas de domingo, mas hoje é reservado a somente doze datas solenes por ano. Veja no vídeo acima o maior turíbulo do mundo “em plena ação” na catedral de Santiago de Compostela.




2.586 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page