Buscar
  • associacao santiago

O Conselho Jacobeo aprovou recomendações para peregrinos que começam a voltar aos Caminhos.

Atualizado: Set 30

Oi pessoal! Atualizações do governo espanhol para os Caminhos de Santiago. Essas recomendações foram divulgadas nos meios da Espanha e traduzidas ao Portugues.


Está começando a treinar para o Caminho ou quer começar a desenferrujar? Dê uma olhada nesta recomendação!


Bem, estamos com a vacina já na boca do gol... nos últimos 100Km , numa linguagem mais peregrina! 2021 pelo visto será o ano de NORMALIZAÇÃO do Caminho, de verdade. É o que estamos acompanhando e a nosso ver, a sequência normal. Apesar de tudo o que passamos, dos amigos, parentes, sofrerem com a saúde e com os meios de subsistência , o que sabemos é que o mundo tinha de hora ou outra vencer esta batalha.


O Caminho de Santiago entra no "novo normal" após a crise covid-19. Nele, a distância de segurança prevalecerá e as medidas de higiene serão extremas, incorporando em nossa mochila peregrina a máscara, hidrogéis e pulverizadores desinfetantes. O Conselho Jacobeo aprovou uma série de recomendações para peregrinos que agora aos que estão decidindo visitar uma destas Rotas Jacobeas. Essas dicas buscam evitar riscos para o Covid-19 e os dividiram em três seções: antes do Caminho, durante o Caminho e na chegada ao albergue. Dicas ao planejar o Caminho Pós- Covid A mochila do peregrino nesta era pós-covid deve levar em conta que tudo o que se carregava nela é pessoal e intransferível. Compartilhar, aquele gesto usual no Caminho de Santiago, terá algumas limitações por um tempo.



O Conselho Jacobeo recomenda levar na mochila do peregrino sua própria garrafa de água; Um kit individual para refeições compostas de talheres não descartáveis, faca e recipiente para comer; e um kit higiênico com máscaras, hidrogel e pulverizador desinfetante. Entre as recomendações do que levar na mochila também é aconselhável levar sua própria caneta. Se você também vai dormir em albergues públicos ou privados, recomenda-se levar seu próprio saco de dormir para ajudar o estabelecimento a cumprir as medidas de higiene recomendadas.


Já tem sua credencial e vieira? Veja o kit que preparamos! Nossa loja social ajuda nos projetos das Associações e Albergues no Caminho de Santiago!

Finalmente, o Conselho Jacobeo recomenda fortemente que você opte pelo pagamento por cartão de crédito ou aplicativo de celular para evitar contatos desnecessários. A este respeito, lembramos que se você vai usar o serviço de transporte de mochilas negocie diretamente com a empresa a forma de pagamento. No entanto, lembramos que os peregrinos que querem ficar em albergues de donativos devem trazer dinheiro para fazer a doação. Informações sobre abertura e capacidade para 2.200 albergues Nos próximos meses, os albergues do Caminho de Santiago podem modificar sua oferta de lugares para se adaptar às diferentes regulamentações, variar sua data de abertura ou até mesmo permanecer fechado. Para informações em primeira mão, o Conselho Jacobeo recomenda consultar os aplicativos existentes das varias aplicaçoes sobre Caminho de Santiago. Red de Albergues Privados: www.alberguescamino.com Neste aplicativo serão publicadas informações a partir de julho sobre datas de abertura e nova capacidade de um total de 2.200 albergues e outras acomodações para peregrinos das principais rotas do Caminho de Santiago em seu caminho pela Recomendações durante o Caminho de Santiago O Conselho Jacobeo também oferece uma série de recomendações que cada peregrino deve seguir nesta era pós-covid:




  • Coloque a mochila fora dos gabinetes fechados se eles tiverem espaços para este fim.

  • Evite manipular o selo credencial. Peça ao pessoal da propriedade para carimbar você.

  • Se você parar em uma área de descanso, desinfete os móveis antes de usá-lo.

  • Estar bem hidratado é fundamental. Mas ao se aproximar de uma fonte, esvazie as mãos com hidrogel antes e depois de manusear a fonte. Beba sempre em um recipiente individual e evite contato direto com a torneira.

  • Verifique os menus dos estabelecimentos com aplicativos móveis ou, se não, medidas extremas de higiene.

  • Em pontos de vista, locais de descanso e outros espaços ao ar livre onde os peregrinos se concentram, mantêm a distância de segurança e evitam tocar os elementos físicos da área.

  • Se você vai fazer o Caminho de Santiago de bicicleta lembre-se de deixar a distância segura ao estacioná-lo.

Já tem sua credencial e vieira? Veja o kit que preparamos! Nossa loja social ajuda nos projetos das Associações e Albergues no Caminho de Santiago!

O Conselho Jacobeo eles também lembram que a Polícia Nacional e a Guarda Civil disponibilizam ao peregrino um aplicativo que o ajudará a caminhar pelo Caminho com segurança. Chama-se Alertcops e com ele você pode alertar o ocorrido, compartilhar a localização com as forças de segurança em emergências e receber avisos de segurança do cidadão em qualquer lugar do Caminho.

Dicas de peregrino ao chegar no albergue

Ficar em albergues também vai mudar, e muito, nesta era pós-Covid-19. O Conselho Jacobeo referem-se às recomendações elaboradas pelo Instituto de Qualidade do Turismo Espanhol, que restringe os aforos e limita as áreas comuns.


De todos eles, O Conselho Jacobeo lembra a necessidade de planejar suas refeições, já que, com toda a probabilidade, a cozinha e a sala de jantar estão fechadas ou com limitações de capacidade e horário. Também é recomendado evitar contato com outras mochilas. O Conselho Jacobeo recomenda-se pulverizá-los com desinfetante ou colocá-lo em um saco plástico limpo. De qualquer forma, todos os seus pertences devem permanecer dentro para evitar contatos desnecessários com os de outros peregrinos. Se você é um ciclista e estaciona ao ar livre, lembre-se de manter sua distância segura com as outras bicicletas. Se você estacionar em um lugar fechado, você precisa desinfetá-lo. Por fim, O Conselho Jacobeo, eles lembram que não haverá cura nos albergues, por isso recomendam ir a um centro de saúde, com maiores medidas de proteção para o peregrino e para os funcionários que devem atendê-lo.

Já tem sua credencial e vieira? Veja o kit que preparamos! Nossa loja social ajuda nos projetos das Associações e Albergues no Caminho de Santiago!

367 visualizações