top of page
credencialvieira.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

O homem mais antigo da Europa está no Caminho Francês. 1.4 milhões de anos.

Atualizado: 29 de jul. de 2023


Fóssil humano que seria o mais antigo da Europa é descoberto na Espanha. Um dos elos perdidos, o Homo Antecessor está no Caminho de Santiago.


"É muito provável que o novo fóssil da Sima del Elefante esteja ligado a este maxilar e que pertença a uma das primeiras populações que colonizaram a Europa", ressaltou a Fundação Atapuerca em um comunicado de imprensa.


"Se for esse o caso, finalmente, poderemos determinar a identidade da espécie humana da Sima del Elefante", acrescentou. A idade do homem mais antigo já encontrado no continente europeu.








Sim. Quando pensamos no Caminho de Santiago, especificamente no Caminho Francês, é preciso compreender que as peregrinações como conhecemos são um fator novo. Novíssimo.



Está se preparando ?



Não é no sul da Espanha, não é no norte... não é na Catalunha. É no Caminho de Santiago, no paralelo 42. Não tem como deixar de perguntar : O que tem de tão especial esta localidade? Podemos considerar o Caminho de Santiago como conhecemos hoje, um sincretismo , uma adaptação e até uma imposição de crenças.


Se analisarmos, O Caminho como conhecemos hoje seria como um episódio de uma série de 100 temporadas com 10 episódios cada. Seria o último capítulo de uma novela de 250 dias.


Somos a última cultura presente temporalmente falando. Há mais de 10 mil anos esta localidade já era Sagrada. Tudo o que conhecemos provavelmente veio atraído pelo que atrai povos há milênios. E esta é a pergunta ainda sem uma resposta 100% confiável. Porque somos atraídos pelo Caminho?


Porém, a rota remonta á antiguidade, quando nem mesmo os que escreveram o velho testamento nem seus pais, nem tetravós, nem ninguém existia.


O Caminho de Santiago , para quem tem os olhos e os ouvidos curiosos, é uma localidade , ou entidade que tornou-se mais importante que o próprio dito destino. E sendo curioso, você sai com mais perguntas sobre os porquês daquilo tudo existir do que imagina. Acompanhe:


Madri, Espanha- Paleontólogos espanhóis anunciaram, (8/7/22), a descoberta de um fóssil de hominídeo, cuja idade é estimada em 1,4 milhão de anos, o que o tornaria, se a datação for confirmada, o ser humano mais antigo identificado na Europa.





A descoberta foi realizada em 30 de junho no sítio arqueológico Sima del Elefante, na Serra de Atapuerca (nordeste da Espanha). De acordo com a fundação que administra este local, os paleontólogos trabalham ali desde 1978.


Com cerca de dez centímetros de comprimento, este fóssil corresponde a "um fragmento do rosto de um ser humano, cuja idade está estimada em em torno de 1,4 milhão de anos", explicou a fundação em um comunicado de imprensa.


Foi neste sítio de Atapuerca que se descobriu, em 2007, um maxilar com pelo menos 1,2 milhão de anos, considerado até agora o fóssil de hominídeo mais antigo da Europa.

"Naturalmente, teremos que fazer essas datações" para completar esta primeira estimativa, ressaltou o codiretor do projeto Atapuerca José Maria Bermudez de Castro, em coletiva de imprensa.


Excepcionalmente ricas, as jazidas da Serra de Atapuerca estão classificadas desde 2000 como Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Milhares de fósseis humanos e ferramentas foram desenterrados neste sítio, incluindo uma pedra lascada de 1,4 milhão de anos, descoberta em 2013.


E aí, parou para pensar que pode não ser somente uma escolha consciente sua estar lá ? Nós todos estamos indo ao Caminho por alguma força ainda desconhecida. Que tem crescido durante os últimos anos. O Caminho de Santiago nos dá mais do que levamos a ele. Somente vá , se sentir que este é um chamado seu.

588 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page