top of page
scan.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

Onde você foi parar mulher? Pra que ir até lá sua doida?

Atualizado: 17 de jul. de 2023

Caminho de Santiago e as mulheres!

(Carolina Gouvea) Onde você vai parar quando vai ao Caminho?

Uma pergunta frequente entre as mulheres que vão ao Caminho de Santiago é “será que vou aguentar? Será que chego em Santiago? E se alguma coisa me acontecer?” E daí eu pensei sobre quantas coisas na vida você mulher já suporta, e quantas coisas já te acontecem toda semana e você ultrapassa, e quando caí; levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!

Pensei em como tentamos nos ajustar a um mundo que cobra tanto para estarmos encaixadas em padrões, para onde estamos caminhando quando nos deixamos levar? E pensei em uma frase: "Você lembra quem você era antes do mundo dizer como você deveria ser?". Talvez sua primeira resposta tenha sido "lógico que lembro, continuo igual". Então se você pensou isso, reflita mais um pouquinho peregrina. Se o mundo não dissesse nada, você seria exatamente igual? Impossível. Todos são influenciados de alguma maneira, todos têm que se ajustar para viver em sociedade. O problema é o quanto.

Então o Caminho de Santiago nos leva a revisar esse “quanto” você se ajustou, e onde você foi parar! E chegar nesse lugar faz a viagem ser sim maravilhosa! Vejo pessoas tão distantes de si mesmas que assusta! Às vezes eu mesma! Parece fácil dizer “seja você mesma”, mas ser você mesmo é sobretudo ser feliz com o que você é, com o que você tem e faz. É lutar ainda pelos seus sonhos, é caminhar sem olhar no relógio, e nisso o Caminho de Santiago vai te levar sim! Se você não está vivendo de acordo com o que teu coração pede, você está vivendo então de acordo com o que o mundo espera de você. Então vá ao Caminho e volte a atenção para dentro.


Sabe onde você vai parar quando vai ao Caminho? Vai parar dentro de você! Vai parar junto ao ritmo da natureza, aquele ritmo ditado pelas horas do sol e pela respiração de cada passo; e não aquele ditado pelas agendas de compromissos do dia! Quando o sol subiu no céu é a hora de sairmos para a trilha – a quem vá antes do alvorecer – e então o Caminho te guia.

Pois que tanto se precisa fazer para estruturar uma vida? Que mirabolância esperamos dos céus, de nós e do outro? A natureza é simples e flui em simplicidade, ainda que passe por processos de transformação constante. Eu quero aprender a ser mais simples, a descomplicar as coisas, a não me embolar tanto nos nós que eu mesma teço. E você vai parar nessa simplicidade quando vai ao Caminho! Você não precisa ter nenhum poder mágico. Você não precisa ter um carro, a roupa de grife, o pacote all-inclusive pago para cada pausa que decidir dar e descansar. Você não precisa de nada que a sociedade lhe dá revestido de uma roupagem representativa de que a felicidade chegou na sua vida. Faça a mochila de peregrina e verá como a felicidade é simples, e muitos dos dias não vai precisar da mochila toda!

Você pode ser feliz agora, imediatamente. Sabe onde você vai parar quando vai ao Caminho? Vai se deparar com o que tem valor essencialmente e não com o que tem preço.

Talvez seja preciso apenas um passo de comprar a passagem, dividindo em 24 vezes no cartão, ou apenas o passo de entrar em contato com a Associação aqui conosco, para se desvencilhar do que tentam nos vender que é felicidade: uma série de aquisições que gerarão mais necessidades que nunca serão supridas totalmente. Então sabe onde você vai parar quando vai ao Caminho? Vai parar na frente de uma seta amarela que te fará um convite: de se encontrar com quem somos e então dizer se esse encontro reflete de verdade quem se é.

Vai parar para comer sentada na grama onde abriu sua capa de chuva e colocou os alimentos, e alí vai encontrar a Vida com a simplicidade daquele ventinho soprando, olhando a paisagem toda e ela vai te dizer “não economize quem tu és.”. Vai parar na tranquilidade de se perceber humana ao ponto de não ter que chegar a lugar nenhum. É para lá que você vai. É deste lugar que te falo. É deste desprendimento de saber que a minha mensagem, antes de mais nada, é para mim. E quando assim é, talvez ela possa ser útil a peregrinas como eu. A todos os meus caminhos percorridos, gratidão. Aos que percorrerei, paciência e lucidez. A este que percorro agora, que tenha luz sob meus pés. Vem com a gente peregrina, parar no Caminho de Santiago!






2.142 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page