A melhor época para fazer o Caminho de Santiago está contida entre abril e outubro.
Mas atenção... entre julho e a primeira quinzena de agosto, o peregrino enfrenta altas temperaturas e albergues mais cheios por ser o período de férias na Europa. Não é recomendável percorrer o Caminho no inverno, a não ser que saiba bem o que está fazendo.
As roupas e equipamentos também são diferentes entre abril e outubro. Pesquisar sobre isso evita que compre coisas desnecessárias, bem como que deixe de levar itens importantes.
A indicação de 2 meses é insuperável pelo conforto térmico. A primavera e o outono. E são épocas distintas.
Ah, vale avisar. 2 datas criticas que devem ser escolhidas com mais cuidado: Primeira quinzena de MAIO e primeira quinzena de SETEMBRO.Se já comprou sua passagem, reserve o quanto antes pelo menos as 3 primeiras etapas do Caminho Frances. A época é conhecida por alto movimento no inicio.É uma dica que muitos esquecem de dar. Se puder, EVITE estas quinzenas. Comece antes ou depois delas. Se
Na primavera, você tem o verde exuberante, mais horas de luz para caminhar. O luz do dia por exemplo na Galícia chega a atingir as 22:00 horas! Isso dá uma tranquilidade de muitas horas e tranquilidade na caminhada. É mais provável encontrar neve nos picos no início da primavera. Ah! Importante saber : se você tem alergias , leve um anti-alérgico. O pólen é muito presente na primavera. Tanto que os europeus se previnem também tendo na farmacinha pessoal . Imagina nós brasileiros que não temos o costume …
No outono, a época das colheitas acabou de passar, e ainda tem frutas nos pés! As folhas estão em tons vermelhos, e para muitos é a mais linda fotografia do Caminho de Santiago . Você tem menos horas de sol, assim, é bom se programar para chegar ainda com luz nas etapas finais. Realmente não é gostoso terminar a jornada no escuro. Tem o cansaço, a fome, a vontade de parar… e 1 hora no escuro ajuda a perder a tranquilidade. Ao aproximar-se de algumas cidades, as vezes pela trilha escura, o peregrino tem a escolha quase obrigatória e “menos ruim”de caminhar ao lado da pista.
Comments