top of page
scan.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

Quem foi o primeiro peregrino a Compostela na era do cristianismo?

Atualizado: 5 de out. de 2020

Quem foi o primeiro peregrino?


Oi perês! É uma pergunta interessante que fiz exatamente para lembrar que o Caminho de Santiago é uma entidade mais antiga que o cristianismo .Milhares de anos antes, os druidas já o tinham como uma rota iniciática. Que forças atraem pessoas , almas e energias , era após era? Já se perguntou isso?


Bem , com relação a que conhecemos sobre a era moderna :


Nunca saberemos, mas a História concedeu esse título a um tal Gotescalco, arcebispo de Le Puy, que partiu da Aquitânia no ano 950 acompanhado de uma grande comitiva.



Temos de sempre levar em consideração que existe mais ligação geo-política entre o Caminho de Santiago e seu nascimento do que supõe nossa vã filosofia romântica...



Região da Aquitania , França.


Aquela viagem deu impulso à grande corrente de peregrinos procedentes da França. Em 961, o nobre francês Raimundo II, marquês de Gothia, foi assassinado no Caminho, mas nenhum documento esclarece as circunstâncias.


Muitos séculos depois, em 1668, o príncipe italiano Cosme de Médicis empreenderia uma das primeiras jornadas de peregrinação turística documentadas. Acompanhado de 40 pessoas, ele visitou Santiago e seguiu por via marítima até as Ilhas Britânicas. Também existiu a peregrinação por delegação.


Um documento de 1312 detalha como o francês Yves Lebreton cumpriu os requisitos da visita em nome da condessa de Artois. 


Oficialmente Gotescalco é o primeiro de nós! Um brinde com vinhos fraceses!






445 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page