top of page
scan.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

Vamos escolher um Caminho?

Atualizado: 24 de jan. de 2021



Há muito tempo, de 20 anos para trás, era comum falar somente do Caminho Frances, chamado de o Real Caminho de Santiago por alguns. Uma rota que sai da França, e atravessa os Pirineus, aí seguindo o peregrino pelo norte da Espanha ( não extremo norte) até Santiago de Compostela.


A Via de la Plata, saindo da Andaluzia também já era falada, porém com menos demarcações oficiais


A verdade é que de lá pra cá , proliferaram se exponencialmente as rotas demarcadas a Santiago. Podemos facilmente listar mais de uma dezena. Vamos considerar os Caminhos que são literalmente , dentro da Europa... o que era um ou 2 rotas se transformaram em variantes.


Os Caminhos de Santiago : uma teia criada na idade média.


Pois bem... vamos simplificar ... 98% dos peregrinos vão aos Caminhos Frances e Português... com suas variantes pequenas... Se você resolver um dia fazer todos os Caminhos de Santiago que puder , provavelmente não será em uma vida somente... acredite... a cada ano, rotas novas aparecem.


As grandes pedidas são estes dois Caminhos. E quem pensa que eles são vias turísticas, está enganado... existe muita região inóspita... existe muitos bosques que fazem a imaginação voar... O Caminho conserva os ares da antiguidade.


Vamos pensar juntos , aprender e compartilhar., ja já sai a programação dos encontros de tira dúvidas... e os grupos de informação. Você que está pensando em ir ao Caminho este ano ou o próximo, tem passos que você já pode organizar e que darão muita ajuda neste tempo de quarentena.


Vamos falar sobre estes caminhos no ciclo de palestras, bem como sobre o que fazer enquanto esperamos a abertura da Europa... que está quase aí. O que fazer quando se está esperando ? Se preparar... Estamos iniciando o ano.


Vamos ter um treinamento exclusivo sobre equipamentos e sobre o uso do checklist peregrino...Mais de uma centena de usuários já estão se preparando. (ver mais sobre o sistema).








634 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page