top of page
scan.jpg
  • Foto do escritorassociacao santiago

Arquitetura Secreta: Eunate

Atualizado: 3 de jul. de 2023

Com vocês, uma das jóias do Caminho de Santiago Francês.

Santa Maria de Eunate.


A igreja de Santa María de Eunate

é uma igreja românica localizada em Campo Libre, a 2 km de Muruzábal, em Navarra, Espanha. Localiza-se no local onde se encontram os Caminhos de Santiago de Somport (aragoneses) e Roncesvalles (Navarro), situado no Vale do Ilzarbe (Valdizarbe). É uma ermida templária, cuja fachada românica foi profundamente estudada. A sua distribuição arquitetónica encontra-se noutros locais de Navarra. Caracteriza-se pelo seu claustro exterior.






A igreja foi construída em estilo românico na segunda metade do século XII. Em primeiro lugar, era uma ermita mariana de uma irmandade local. Como está longe de uma vila e as vieiras (um atributo tradicional da peregrinação jacobina) foram encontradas nos túmulos achados na igreja, acredita-se que tenha sido também um hospital de peregrinos medieval.




O complexo tem uma planta octogonal imperfeita e é cercado por uma galeria em pórticos com 33 arcos, com capitéis decorados. A harmonia da planta octogonal é quebrada por uma abside pentagonal e um torreão de planta quadrada anexado ao lado da Epístola. Nas paredes exteriores, com vãos e janelas cegas , alternam-se duas portas de acesso, uma a norte voltada para o Caminho, altamente decorada, e outra mais simples a poente. Uma simbologia presente na Catedral de Santiago de Compostela hoje! Mais fotos na galeria no final da página!


A originalidade da concepção arquitetônica deste templo tem despertado muita atenção de visitantes e estudiosos. A planta centralizada, embora conhecida, não era muito comum no românico hispânico; Há exemplos como a igreja de San Marcos em Salamanca (circular) ou a Vera Cruz em Segóvia (dodecagonal), mas substancialmente diferente do edifício em questão, devido às imperfeições do de Eunate.


A construção mais semelhante, também perto de Santa María de Eunate, é a igreja do Santo Sepulcro em Torres del Río, também em Navarra. Ambos os edifícios partilham formas muito semelhantes, embora no último falte a galeria do arco Eunate, como claustro octogonal.


A atual situação de isolamento deste monumento, graças ao facto de não ter havido urbanização na sua envolvente, nos coloca em um ponto de observação diverso do comum. Um ponto com perguntas. Porque? Esta é a segunda vez que recebemos material de Eunate. Será ela mais importante do que julgam?





594 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page